domingo, 4 de novembro de 2007

Drogas nos anos 60 e 70

Falar de drogas nos anos 60 e 70 é totalmente diferente do que se falar de drogas hoje em dia.
Se hoje as drogas são efeito e causa de problema social, uma mercadoria que gera milhões de reais com o tráfico além de violência e mortes, nas décadas de 60 e 70 eram uma forma de libertação, de se enxergar o que ninguém via. Eram parte essencial de uma ideologia que estava nascendo e que mudaria o mundo a partir, principalmente, da música.


Contextualização:

A década de 60 foi marcada pelo movimento de CONTRACULTURA. Esse movimento, difundido principalmente entre os jovens, era um movimento de contestação às normas e valores vigentes na época.
Entre os motivos de contestação, estava principalmente a Guerra do Vietnã , que teve inicio em 1958 e se encerrou apenas em 1975.
As buscas pela liberdade de expressão e pela liberdade sexual também se encaixavam no movimento, e tiveram ainda mais força com o aparecimento dos principais representantes do movimento de CONTRACULTURA: OS HIPPIES.
Jargões conhecidos como “sexo, drogas e rock’n’roll” ou “paz e amor” são até hoje ligados aos hippies, que em sua ideologia, se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade como o trabalho, o patriotismo e nacionalismo e a ascensão social. Viviam em grupos e em aldeias, e foi na era dos hippies, que o uso das drogas se tornou mais intenso. Grandes manifestações e festivais como o “Verão do amor” em 1967 e o “Woodstock” de 1969 aconteceram e tiveram repercussões mundiais.


As Drogas:

Diversos tipos de drogas foram usadas nesse período. A maconha era a droga mais popular e mais utilizada. Drogas mais pesadas como cocaína e horoína também eram usadas, o ecstasy surgiu no final de década de 60 mas não teve muitas repercussões. Mas de todas as drogas foi o LSD a droga de maior destaque na época.
Ácido ou droga psicodélica, como era conhecido, o LSD era usado em conjunto e tinha seu uso permitido. Com o grande número de usuários a droga foi proibida no final da década de 60 mas continuou sendo usada. O LSD tinha efeitos alucinogénos e aumentava a percepção sensorial. O usuário se sentia bem e em estado de euforia e liberdade — sentimentos totalmente condizente com o sentimento da época.
O LSD foi a droga que possibilitou maior mudança na época, principalmente na música.


As Drogas e a Música:

A maioria dos músicos da época eram usuários de drogas. A principal representação múcical era o rock, e das bandas que surgiram na década de 60, quase todas tiveram contatdo com o LSD.
A música e a droga tinham uma ligação muto íntima. Muitos músicos se drogavam para compor. Em shows tanto banda como público estavam sobre efeito das drogas.
O albúm “Sg.t Peppers Lonely Hearts Club Band” dos Beatles, considerado um dos marcos na história da música, foi inteiro composto, produzido e gravado sobre so efeitos do LSD.

Considerações Finais:

As drogas atingiam os jovens direta e indiretamento, por todos os lados. Era usada como forma de contestação e liberdade. Estava ligada a ideologia da época, e foi um dos instrumentos que possibilitou todas as mudanças que ocorreram..
No final dos anos 70 as drogas começaram a ser usadas execivamente e perderam o seu significado inicial.
Não pretendemos com esse texto fazer apaologia às drogas, mas sim mostrar o papel que as drogas tiveram nos ano de 1960 e 1970 e traçar um paralelo com a situação atual das drogas hoje em dia.

26 comentários:

Anônimo disse...

Texto bastante informativo. Valeu ;)

Anônimo disse...

seu idiota
vc naum sabe nem escreve! ¬¬'

vc devia ta drogado seu filho da puta

te odeio

Anônimo disse...

nossa ...

Anônimo disse...

nossa ...
isso e um otimo texto para drogados ...
te amuh ...
bjo

Anônimo disse...

O texto é bastante interessante e vale acrescentar:

- Muitos jovens acreditavam que as drogas podiam ser libertadoras. O Dr. Timothy Leary defendia o uso de LSD (uma poderosa droga que provocava alucinações) para "libertar a mente dos condicionamentos sociais". Supunha que a droga não seria um veículo de fuga, mas de droga não seria um veículo de fuga, mas de abertura das portas para novas dimensões. Mas não foi nada disso que aconteceu. As drogas serviram para levar as pessoas a ignorar o mundo, numa atitude egoísta de só olhar para si mesmo e para seu próprio lazer. Anularam a capacidade humana de compreender racionalmente a realidade. Além disso, as drogas mataram (e matam!): roqueiros como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison foram algumas das vítimas famosas.

Anônimo disse...

é o meu trabalho pronto *-* valeu caara.

Anônimo disse...

Gostei bastante do Texto.
Liberdade de expressão sempre!
Abraços

Unknown disse...

muito bom. Parabens

Anônimo disse...

TEXTO MUITO PROVEITOSO
MUITO OBRIGADO...

Unknown disse...

Bem massa o texto

ta de parabens

Anônimo disse...

gostaria de saber se você se refere ao brasil em geral na decada de 60 ou à uma area especifica do brasil( rio de janeiro, brasilia, etc.).

Anônimo disse...

gostei muitO

Anônimo disse...

seu fdp muito q me ajudou tu ñ serve pra nada

Anônimo disse...

meu trabalho! Otimo seu texto, valeu!

Anônimo disse...

gostei dahora

Anônimo disse...

ótimo texto, e agora meu trabalho está finalizado, obrigada (:

Thaísa disse...

Ótimo texto, simples e altamente informativo. Parabéns.

Joana disse...

Pessoal que só sabe criticar e ofender quem escreve os textos... Quem nao gosta escusa de ofender o autor do texto, nao há necessidade, só mostra falta de educação!

Anônimo disse...

Muito bom, ajudou muito no meu projeto ;D bjxx**

Anônimo disse...

Muito boa essa matéria

Anônimo disse...

Meuuu trabalho valeu...
e pra esses povo que fica falando palavrão vao tudim ........................................ :-*

Anônimo disse...

VAUMMM TOMAR NO CUUUUU 3-

Anônimo disse...

tirando os erros ortográficos, o texto é o melhor que encontrei sobre drogas da época

Anônimo disse...

Amei seu texto,ótimo para pesquisa. não dê moral pra essas pessoas que só sabem criticar, com certeza ele tiraram um bom proveito do seu texto.

Zé Pitaco disse...

Os "anos sessenta" foi só uma merda de lixo contra a cultura de drogados, pederastas e idiotas úteis do comunismo! Nas ditaduras comunistas esses merdas de "jovens rebeldes" do Ocidente podre foram proibidos, como aliás, até hoje os Beatles, Rolling Stones e outros merdeiros-roqueiros drogados, nunca entraram na China, Coréia do Norte ou Cuba! Anos 60, foi uma merda que só existiu no Ocidente podre!

Anônimo disse...

Anos 60... Queria ter vivido nessa época. Hj em dia tudo caiu de qualidade, principalmente a música. Estamos vivendo em tempos de "Cultura da bunda". Enfim, paz e amor à todos! E muito sexo, drogas e rock n' roll!!!!! \,,/