quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Desigualdade

Com o Brasil sendo considerado um país de alto desenvolvimento humano, me fez pensar qual o critério que o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) usou para tal avaliação, ou será que ninguém enxerga as inúmeras cenas de miséria no nosso país? É só olhar ao nosso redor. Sem precisar sair de nossas casas, através dos nossos vidros escuros do carro. Creio que os mesmos que usam critérios de avaliação para o desenvolvimento do país, também passam por situações rotineiras de ver uma criança, com um olhar inexpressivo, estirar a mão em frente a um vidro fechado na expectativa de receber uma moeda seja lá qual o valor.

Quem sabe não são todos que possam enxergar a atual situação de pobreza no Brasil. Talvez o avaliador do desenvolvimento humano seja nosso excelentíssimo presidente Lula - aquele que nada vê e nada sabe. Mas a questão não é essa. Estamos em 70° lugar no ranking de desenvolvimento, segundo a ONU. Isso é confuso. Como podemos estar entre os paises de alto desenvolvimento, estando ao mesmo tempo entre os piores do grupo?!

A desigualdade é visível. Querendo ou não, ela existe e isso não vai mudar tão cedo. Pelo menos até quando existirem pessoas que tampem seus olhos para não enxergar o mundo branco e preto que vivemos, querendo disfarçar as paredes cinzentas, pintando-as de branco, que pedem pela paz, mas não movem uma palha para vê-la acontecer. Isso é o Brasil.

Nenhum comentário: